Notícias Projetos

Projeto prevê propriedades modelo na produção de leite em Colatina

O Instituto Terra assinou novo convênio com a Prefeitura Municipal de Colatina para promover mensalmente a transferência de tecnologia de produção agropecuária sustentável para 15 pequenos e médios produtores de leite do município, em especial os estabelecidos em unidades rurais de baixa produtividade, baixa rentabilidade e de estrutura produtiva familiar.

Essas unidades rurais vão se constituir em Unidades Demonstrativas (propriedades modelo), servindo de exemplo para outros produtores da região, principalmente mostrando como é possível obter ganhos produtivos ao se adotar práticas mais sustentáveis em relação ao meio ambiente.

Apesar do potencial do Espírito Santo na área de pecuária, a produção e produtividade de leite são afetadas principalmente por fatores como unidades rurais com pastagens degradadas, manejos reprodutivos e nutricionais deficientes, falta de informação tecnológica, baixo potencial genético dos rebanhos e a não adoção de práticas associativistas junto com o desconhecimento do custo de produção e de técnicas de gestão.

Além disso, a maioria das propriedades dedicadas à pecuária leiteira no Estado caracteriza-se pelo sistema extensivo e extrativista, o que não é diferente no município de Colatina. Soma-se a esse quadro, um regime hídrico irregular, animais pouco produtivos, baixa fertilidade dos solos e predominância de ordenha manual em condições higiênicas insatisfatórias, afetando em muito a qualidade do leite.

Para estabelecer esse elo entre produção e conservação dos recursos naturais, técnicos do Instituto Terra vão prestar assistência técnica aos pequenos produtores cadastrados no projeto, visando implantar o Programa “Mais Leite”. Esse programa prevê o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares na região Norte do Espírito Santo, adotando a mesma metodologia do Programa Balde Cheio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos (SP).

Além da assistência técnica, os produtores cadastrados também vão realizar visitas às instalações do Instituto Terra, para participar de palestras, conhecer o viveiro de mudas nativas, a área reflorestada e o laboratório de sementes. “O que pretendemos com essa vivência é levar um pouco de conhecimento prático de que é possível restabelecer áreas de Mata Atlântica nas propriedades rurais, promovendo melhorias no solo e nos recursos hídricos. E mais que as atividades de capacitação através de palestras, os produtores terão o acompanhamento técnico durante as atividades de visitação”, explica o analista de projetos do Instituto Terra, Gilson Gomes de Oliveira Júnior. O convênio prevê ações até maio de 2017.

7 Replies to “Projeto prevê propriedades modelo na produção de leite em Colatina”

  1. priligy generika dapoxetine 60mg A sample of 5 mL of blood was drawn just before and at 0

  2. Tadalafil may also be prescribed as a treatment for pulmonary arterial hypertension PAH; high blood pressure in the blood vessels that carry blood to the lungs cialis online cheap

  3. My progesterone level at 7 days after ovulation has been measured at 104. best days to take clomid for success Receba todas as directed by your doctor and had ov on the diarrhea, and helps with yds.

  4. Rarely, a woman with regular monthly periods may not be ovulating. tamoxifen buy online

  5. Monitor Closely 1 sodium sulfate potassium sulfate magnesium sulfate increases effects of clozapine by unknown mechanism. does doxycycline cover mrsa

  6. free slotomaina slots online vagas world slots
    vegas online slots free slots to play online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »
X