Prêmios & títulos

Desde sua fundação, o Instituto Terra tem recebido o apoio e o reconhecimento de instituições e Governos para o trabalho que vem desenvolvendo em favor da recuperação e conservação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce. Confira algumas das premiações e títulos recebidos ao longo dos anos:

1998
Reserva Particular do Patrimônio Natural
O Governo de Minas Gerais, pela Portaria IEF/MG Nº 081, promulgada em 07 de outubro de 1998, concede à Fazenda Bulcão o título de RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural. O título guarda seu ineditismo por ser a primeira RPPN criada em uma área degradada, com o compromisso de vir a ser recuperada.

1999
Título de Utilidade Pública Municipal – Aimorés/MG
Em 17 de dezembro de 1999, o Instituto Terra foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Aimorés, através da Lei nº 1.613/99.

2005
Título de Utilidade Pública Estadual – MG
Através da Lei Nº 15.525, de 9 de Junho de 2005, o Governo do Estado de Minas Gerais declarou o Instituto Terra como Entidade de Utilidade Pública Estadual.

4º Prêmio Furnas – Ouro Azul
O Instituto Terra conquista o 4º Prêmio Furnas – Ouro Azul, com o 3º lugar na Categoria Comunidade, pelo “Projeto de Educação e Recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce”.

2006
Prêmio Alcan para o Desenvolvimento Sustentável
Criado em associação com o International Business Leaders Forum, o Prêmio Alcan identifica e recompensa organizações sem fins lucrativos não governamentais e da sociedade civil, por sua contribuição ao desenvolvimento econômico, ambiental e/ou social. O Instituto Terra foi finalista em 2006, sendo agraciado com uma bolsa de estudos do Post Graduate Certificate in Cross Sector Partnership, um programa de pós-graduação certificado pela Universidade de Cambridge.

2007
Diploma do Mérito Legislativo – MG
A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais concede ao Instituto Terra o diploma de Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais, pelos relevantes serviços prestados, em especial pela recuperação ambiental do Vale do Rio Doce.

Colaborador Benemérito da Polícia Militar – MG
A Polícia Militar de Minas Gerais concede ao Instituto Terra o título de Colaborador Benemérito, pelos relevantes serviços prestados à Corporação.

2008
13º Prêmio Ford de Conservação Ambiental
O Instituto Terra conquistou a 13ª edição do Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, concedido pela Ford e a Conservação Internacional, na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos, pelo projeto do “Centro Avançado de Recuperação Ambiental e Desenvolvimento Rural Sustentável”.

7º Prêmio Furnas – Ouro Azul
Na 7ª edição do Prêmio Furnas – Ouro Azul, o Instituto Terra foi premiado na categoria Comunidade, com o estudo de monitoramento da água na RPPN Fazenda Bulcão, que comprovou que o restabelecimento de cobertura vegetal permitiu recuperar a quantidade e qualidade da água dos córregos da Fazenda Bulcão, se constituindo num exemplo de revitalização dos recursos hídricos.

2009
Posto Avançado da Reserva da Biosfera – MaB/UNESCO
O Instituto Terra recebe a aprovação do Bureau da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) para atuar como Posto Avançado da RBMA. Postos Avançados são centros de difusão dos conceitos e projetos da Reserva da Biosfera, visando a conservação do bioma Mata Atlântica. E as Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa MaB/UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável que devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas. O Instituto Terra foi a primeira unidade de conservação a receber esse título em Minas Gerais.

2010
Ideias Sustentáveis
A RPPN Fazenda Bulcão passa a fazer parte do “Banco de Ideias Sustentáveis” do livro “Mata Atlântica – Patrimônio Nacional dos Brasileiros”, editado pelo Ministério do Meio Ambiente.

2011

Título de Utilidade Pública Federal

O Instituto Terra recebeu do Ministério do Estado da Justiça o título de Utilidade Pública Federal (UPF), conforme publicado no Diário Oficial da União do dia 2 de maio de 2011. Trata-se de um reconhecimento da União aos relevantes serviços prestados pela associação civil em suas áreas de atuação – educação ambiental, recuperação ecossistêmica, pesquisa aplicada e promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Título de Utilidade Pública Estadual – ES

O Instituto Terra recebeu o título de Utilidade Pública no Estado do Espírito Santo, de acordo com a Lei 9.674, sancionada pelo Governo do Estado e promulgada pelo Poder Legislativo capixaba. O título foi concedido por considerar a forte atuação e presença do Instituto Terra no Espírito Santo, através dos inúmeros projetos que desenvolve em municípios capixabas banhados pelo Rio Doce.

Melhores Práticas da ONU-Water

O Programa Olhos d’Água de recuperação e proteção de nascentes do Instituto Terra passa a fazer parte das 70 melhores práticas em execução no mundo para recuperação e conservação dos recursos hídricos listadas pela ONU-Water.

Prêmio Hugo Werneck

O trabalho de reflorestamento de área degradada de Mata Atlântica realizado na RPPN Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), garantiu ao Instituto Terra a conquista do II Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza na categoria Flora. O “Oscar da Ecologia”, como é chamada a premiação, é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico, com o apoio do Governo de Minas Gerais, FIEMG, Fundação Dom Cabral, do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente.

2012

Prêmio-E – Categoria Educação

Homenagem concedida aos fundadores do Instituto Terra (Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado) durante a Rio+20, pela fundação e o trabalho desenvolvido junto ao Instituto Terra. O prêmio resultou de uma iniciativa da Unesco, Instituto-E e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, visando reconhecer as iniciativas mais representativas para promover o desenvolvimento sustentável nos últimos 20 anos. E nesta primeira edição, integrou o calendário oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), inserido no projeto Humanidade 2012.

Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental

A WWF-Brasil concedeu a terceira edição do seu Prêmio Personalidade Ambiental aos fundadores do Instituto Terra (Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado). Entregue a cada dois anos, o Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental é concedido a uma pessoa reconhecida por seu trabalho pela conservação da natureza e pela promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

2014

Prêmio ANA

A Agência Navional de Águas, premia anualmente iniciativas que se destacam pela exelência de sua contribuição para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos. O Instituto Terra foi o vencedor na categoria ONG com o Programa Olhos d’Água, que tem como meta proteger todas as nascentes do Vale do Rio Doce.

2017

Prêmio José Costa

O Instituto Terra foi o vencedor da 6ª edição do Prêmio José Costa 2017 – “Um prêmio ao desenvolvimento de Minas”, na Categoria Qualidade Ambiental. A premiação é uma iniciativa do Jornal Diário do Comércio e da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Prêmio Hugo Werneck – Menção Honrosa

Com o tema “A Terra pede Paz”, a edição 2017 do Prêmio Hugo Werneck dedicou a Menção Honrosa aos fundadores do Instituto Terra, Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado. Também chamado de “Oscar da Ecologia”, a premiação é uma iniciativa do Grupo Ecológico, por meio da Revista Ecológico, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas Gerais, FIEMG, Fundação Dom Cabral, do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza e da Associação Mineira de Defesa do Ambiente.

2018

Prêmio de Boas Práticas do Governo de Minas Gerais

O Programa Olhos D’Água do Instituto Terra, dedicado à recuperação das nascentes do Rio Doce, recebeu o II Prêmio Boas Práticas Ambientais Sisema “Águas Gerais”, Edição 2018, na categoria Organização da Sociedade Civil. A premiação é uma realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema, considerando a necessidade da promoção, do incentivo e do reconhecimento das boas práticas ambientais realizadas pelas pessoas físicas e jurídicas no Estado de Minas Gerais.

2022

Prêmio Hugo Werneck

Faça parte da transformação.

Colabore e participe do projeto que é um grande exemplo para o mundo.

Translate »
X