Convênios Meio ambiente Notícias Projetos

Parceria do Instituto Terra com Zurich vai gerar o plantio de 1 milhão de árvores nativas da Mata Atlântica

Grupo segurador suíço apoia nova etapa de restauração para aumentar biodiversidade da floresta Atlântica plantada na RPPN Fazenda Bulcão, no Vale do Rio Doce

Novembro, 2020 – Foram mais de 20 anos de trabalho intenso para recobrir com o verde da Mata Atlântica uma antiga fazenda de gado, localizada no interior de Minas Gerais, e que estava completamente degradada, com solo e fontes de água exauridos, após anos de exploração pela pecuária extensiva. Com o apoio da Zurich, o Instituto Terra agora avança no desafio de promover o aumento da biodiversidade dessa floresta plantada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Bulcão, sua sede em Aimorés, na região do Vale do Rio Doce.

Nesta nova etapa serão plantadas 1 milhão de mudas de 120 espécies nativas da Mata Atlântica. O trabalho envolve desde a coleta de sementes até a produção das mudas no viveiro do Instituto Terra, além dos plantios e a necessária manutenção para o pleno estabelecimento das plantas no solo.

Os plantios das 100 mil mudas iniciais já foram iniciados em novembro e seguem até a próxima estação chuvosa de 2021.  As etapas seguintes contempladas pela parceria com a Zurich serão realizadas até 2027.

De maneira simbólica, os novos plantios vão registrar inicialmente pelo menos uma árvore para cada um dos 55.000 funcionários da Zurich globalmente. A empresa anunciou que entende que o reflorestamento, por ser um excelente meio de combate às mudanças climáticas, deve ocorrer de uma forma direcionada e responsável para garantir a biodiversidade, protegendo a variedade de vida selvagem e as comunidades locais.

Isabella Salton, diretora Executiva do Instituto Terra, destaca que a reconstrução da floresta na antiga fazenda Bulcão apontou para soluções baseadas na natureza, hoje um princípio fundamental preconizado para o combate ao aquecimento global, a reversão da crise de perda da biodiversidade, a adaptação às mudanças climáticas em curso, e para o desenvolvimento de um uso sustentável e consciente das paisagens rurais.

“A decisão dos fundadores do Instituto Terra, Lélia Wanick e Sebastião Salgado, de refazer a floresta nativa, recompor a biodiversidade de plantas e animais, proteger os solos e favorecer a manutenção de nascentes, riachos e ribeirões, foi uma ação visionária e revolucionária, numa região, país e continente assolados pelo contínuo desmatamento, o uso intensivo e insustentável das terras abertas, que as levam à degradação, ao posterior abandono e ao consequente êxodo rural”, avalia Salton.

Os novos plantios vão ajudar a enriquecer a floresta, que já conta com cerca de 3 milhões de árvores plantadas em aproximadamente 700 hectares da RPPN Fazenda Bulcão, uma área que equivale ao tamanho de cerca de 850 campos de futebol de tamanho oficial. É um importante passo adicional ao projeto de reflorestamento em curso, que num primeiro momento objetivou a proteção do solo, a melhoria das condições edáficas e a disponibilidade de alimento à fauna – o que também contribui para a regeneração da floresta, aumentando a polinização e dispersando sementes.

Os novos plantios vão justamente ajudar a ampliar o processo de restauração de aspectos e características originais do bioma Mata Atlântica. O objetivo é aumentar a presença de espécies arbóreas atrativas da fauna, o que também deve levar ao aumento da deposição de sementes trazidas de florestas remanescentes vizinhas, gradualmente levando a um progressivo aumento da biodiversidade florestal local. Os novos plantios devem ainda introduzir espécies arbóreas que décadas mais à frente permitirão que o ecossistema florestal em recuperação seja capaz de indefinidamente se autoperpetuar.

A Zurich tem a ambição de ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto socioambiental do mundo, o que torna coerente o apoio à iniciativa do Instituto Terra. “Temos um compromisso global e uma clara missão em todos os aspectos da sustentabilidade. O Grupo ocupa hoje o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, resultado do seu esforço e o papel ativo na transição para uma economia mais sustentável. Além disso, é parceiro do Fórum Econômico Mundial na produção do único Relatório de Riscos Globais do mundo que orienta as lideranças mundiais sobre decisões importantes, em todos os aspectos, sobretudo ambiental, que impactam diretamente no desenvolvimento social e econômico”, comenta o Diretor Executivo de Estratégia, Marketing e Inovação da Zurich no Brasil, Rodrigo Barros.

De acordo com Rodrigo, como o Instituto Terra também apoia as comunidades locais por meio de diversos projetos educacionais e de preservação da água, a Zurich entende que o seu apoio colaborará para a melhora direta da qualidade de vida das comunidades, e indiretamente de outras pessoas que de alguma forma vão se beneficiar da iniciativa. “O plantio das árvores ajuda, indiretamente, a todo o planeta. Isto vai ao encontro do propósito da Zurich: o de zerar as emissões de carbono até 2050, razão pela qual o Grupo passou a integrar a Net-Zero Asset Owner Alliance, da Organização das Nações Unidas (ONU)”, finaliza.

 

Sobre o Instituto Terra

Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove há 22 anos a recuperação da Mata Atlântica e das fontes de água na área da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Atua por meio da restauração ecossistêmica, produção de mudas nativas, extensão ambiental, pesquisa científica aplicada e educação ambiental, em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Sua sede se localiza na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), área reconhecida como Reserva de Patrimônio Natural (RPPN). www.institutoterra.org

 

Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 55 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 215 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.

Mais informações para a Imprensa:

Instituto Terra – Comunicação

[email protected]

Maria Helena Fabriz – 27 98134-9077

Conteúdo Comunicação

[email protected]

Claudio Sa – 11 99945-7005

Rogério Gama – 11 99902-9772

Paulo Florencio – 11 98564-3218

Eduarda Petronilho – 11 97087-2189

50 Replies to “Parceria do Instituto Terra com Zurich vai gerar o plantio de 1 milhão de árvores nativas da Mata Atlântica”

  1. Parceria do Instituto Terra com Zurich vai gerar o plantio de 1 milhao de arvores nativas da Mata Atlantica – Instituto Terra

    “” very interesting,Moderator – please read!

    У многих пользователей появляется вопрос, почему не работает Гидра зеркало? Все достаточно просто – атаки от конкурентов. Основное для пользователей магазина это ценовая политика и продукты. Ассортимент и количество товара на гидра просто превосходит все самые смелые ожидания. То же относиться и к качеству, как заявляют профессионалы. Благодаря ссылке ниже Вы можете перейти на специальное зеркало, созданное для прямого доступа по VPN без подключения к ТОР пространству. О ссылке мало кто знает, но она безопасная и полностью анонимная. Hydra shop https://xn--hydr2wb-dn4cki.com зеркало hydraruzxpnew4af — это по сути масштабный и полноценный ресурс, максимально-оптимизированный под контингент из СНГ и РФ. гидра официальный

  2. Davidcoele 1 ano ago

    https://drugsoverthecounter.shop/# male to female hormones over the counter

  3. Very useful, in fact! I’m just getting started with this and am learning lots. In other words, keep up the great work!

  4. é realmente uma informação boa e útil. Estou feliz de que simplesmente compartilhassem esta informação útil com nós. Por favor mantenham-nos informados desta forma. Obrigado por partilhar.
    https://www.casinositekim.com/

  5. บริการ สล็อต slot ด้วยระบบเกมใหม่ปัจจุบันของพวกเรา ได้ปรับปรุงแก้ไขให้มีความเสถียรภาพมากยิ่งขึ้น PG SLOT เล่นสล็อตผ่านมือถือ ก็ไม่มีหลุด เล่นได้ทุกระบบปฏิบัติการ จะเล่นโทรศัพท์มือถือเครื่องไหน คอมจำพวกใด

  6. buy lipitor pills for sale brand atorvastatin 80mg oral lipitor 40mg

  7. cipro without prescription – ethambutol 1000mg cheap order augmentin 625mg pill

  8. buy ciprofloxacin without prescription – order cephalexin 125mg augmentin 625mg usa

  9. purchase flagyl pill – oxytetracycline online order azithromycin 250mg ca

  10. ciprofloxacin 500mg pill – order tinidazole 300mg sale generic erythromycin 500mg

  11. buy generic valtrex 500mg – cost vermox 100mg zovirax 400mg cheap

  12. buy ivermectin 12 mg online – cefuroxime medication brand tetracycline

  13. generic ampicillin penicillin pills amoxil pills

  14. order lasix 40mg for sale – candesartan sale purchase capoten without prescription

  15. metformin 1000mg over the counter – glycomet cheap lincocin pill

  16. purchase retrovir online pill – biaxsig over the counter generic allopurinol 300mg

  17. clozapine usa – cost clozapine 50mg oral pepcid 20mg

  18. quetiapine price – order bupropion generic eskalith online buy

  19. order generic atarax 25mg – endep for sale online cost endep 10mg

  20. order clomipramine 25mg pills – tofranil 25mg us order sinequan without prescription

  21. amoxil without prescription – cefuroxime 250mg usa buy ciprofloxacin 500mg pills

  22. augmentin order online – buy zyvox cheap purchase baycip

  23. cleocin cost – cleocin pills buy chloramphenicol tablets

  24. azithromycin 250mg tablet – order azithromycin 500mg generic buy ciplox medication

  25. albuterol price – theo-24 Cr 400mg usa buy theophylline generic

  26. ivermectin 3 mg tablets for humans – order eryc 500mg pills cefaclor 500mg drug

  27. clarinex over the counter – where to buy flixotide without a prescription albuterol generic

  28. medrol 4mg without a doctor prescription – order loratadine 10mg generic order astelin 10ml nasal spray

  29. buy micronase 5mg sale – purchase actos sale order dapagliflozin 10 mg generic

  30. order prandin 2mg sale – buy prandin 2mg for sale empagliflozin usa

  31. oral metformin – cost sitagliptin 100mg precose 25mg drug

  32. lamisil 250mg cost – diflucan pills cheap grifulvin v

  33. JustinTeera 3 dias ago

    pharmacy website india https://indiaph24.store/# best india pharmacy
    online pharmacy india

  34. rybelsus 14 mg drug – buy DDAVP for sale cost desmopressin

  35. order nizoral online – itraconazole 100 mg pills itraconazole online buy

  36. PedroStoni 2 dias ago

    buying from online mexican pharmacy: cheapest mexico drugs – buying prescription drugs in mexico online

  37. JustinTeera 1 dia ago

    Online medicine home delivery http://indiaph24.store/# п»їlegitimate online pharmacies india
    reputable indian pharmacies

  38. MarcelJap 1 dia ago

    http://indiaph24.store/# cheapest online pharmacy india

  39. PedroStoni 1 dia ago

    mexico pharmacy: purple pharmacy mexico price list – mexican rx online

  40. Rickytourl 1 dia ago

    canadian pharmacy victoza [url=https://canadaph24.pro/#]canadian pharmacies[/url] certified canadian international pharmacy

  41. MarcelJap 23 horas ago

    https://mexicoph24.life/# best online pharmacies in mexico

  42. Charleslox 19 horas ago

    http://nolvadex.life/# nolvadex side effects
    cheap propecia online [url=https://finasteride.store/#]buy propecia without prescription[/url] cost cheap propecia price

  43. Ronaldcussy 19 horas ago

    https://ciprofloxacin.tech/# where can i buy cipro online

  44. RandallPaw 17 horas ago

    buy propecia without dr prescription: cheap propecia no prescription – get cheap propecia

  45. Williamtog 17 horas ago

    http://cytotec.club/# order cytotec online

  46. Davidarord 16 horas ago

    cost cheap propecia price [url=http://finasteride.store/#]order propecia without rx[/url] cost of propecia pill

  47. Williamtog 8 horas ago

    https://cytotec.club/# buy cytotec over the counter

  48. RandallPaw 8 horas ago

    antibiotics cipro: buy cipro cheap – ciprofloxacin mail online

  49. famciclovir 500mg drug – purchase acyclovir generic valaciclovir online order

  50. Davidarord 2 horas ago

    generic propecia tablets [url=https://finasteride.store/#]get generic propecia without dr prescription[/url] cost propecia without prescription

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
X