Educação Ambiental Inovação Notícias Parceria

Instituto Terra estabelece parcerias para estimular pesquisas de recuperação da Mata Atlântica

Atualmente estão sendo desenvolvidos cinco estudos, com apoio da organização, que completou 25 anos dedicados às atividades de reflorestamento na região da Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Foto: Phillipe Lemarchand

O Instituto Terra acredita que é imprescindível o suporte de pesquisas, com o apoio de universidades e outros institutos, para evoluir de forma efetiva em sua maior expertise: o reflorestamento de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Hoje, o Instituto Terra desenvolve cinco pesquisas, sendo uma pesquisa de mestrado, além de outros quatro estudos de iniciação científica. 

A pesquisa de mestrado está sendo desenvolvida por meio de uma parceria com a Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. O objetivo é fazer uma avaliação das áreas do Instituto Terra em processo da restauração florestal (sobre o estado da vegetação e os serviços ecossistêmicos).

Assim, o estudante de mestrado busca avaliar aspectos da estrutura, composição e do funcionamento de áreas em restauração, avaliando o possível sucesso das medidas realizadas, e, ainda, indicando a necessidade de possíveis melhorias. A pesquisa, que iniciou em meados de 2020, – mas sofreu atraso por causa de pandemia -, está prevista para terminar em meados deste ano.

Já os estudos de iniciação científica têm duração de um ano. Foram oferecidos a quatro bolsistas, todas mulheres. Dois estudos de Iniciação científica estão sendo executados em parceria com Laboratório de Biologia Molecular de Plantas – Universidade Federal do Rio de Janeiro – LBMP/UFRJ, com apoio financeiro da Fundação L’OCCITANE. Esses estudos são focados em diferentes tratamentos das plantas, no viveiro e no campo, com o objetivo de diminuir o uso de fertilizantes.

Mais dois estudos de Iniciação científica estão sendo financiados pelo Instituto Clima e Sociedade. O primeiro se concentra na produção da serapilheira pela floresta, que por sua vez é um indicador do estado de desenvolvimento da floresta. O segundo estudo foca na influência da floresta do Instituto no clima regional, com ênfase na temperatura. Este último estudo recebe contribuições do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina.

“As cinco pesquisas são apenas um começo, pois já estamos verificando a possibilidade de estender os estudos implantados para mais anos e começar com outras pesquisas. É nossa missão transformar o Instituto Terra em uma referência de conhecimento de recuperação da Mata Atlântica. Estamos no caminho”, ressalta, Pieter Jan van der Veld, assessor técnico do Instituto Terra.

Translate »
X