Comemoração Notícias

Instituto Terra celebra 20 anos

Os 20 anos de fundação do Instituto Terra foram celebrados no último final de semana, na sede da instituição, em Aimorés-MG, onde Lélia Wanick e Sebastião Salgado, ao lado de diretores do Instituto Terra, recepcionaram colaboradores e parceiros da instituição. Também participaram das atividades comemorativas prefeitos, secretários de municípios do Vale do Rio Doce, autoridades militares e eclesiásticas, e o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, que plantou uma muda de Ipê Rosa na área reflorestada da RPPN Fazenda Bulcão. O Lions Clube de Aimorés e a 15º. Companhia de Polícia Militar Independente de Amorés-MG também prestaram homenagens entregando placas comemorativas aos fundadores.

Floresta – Em 20 anos de trabalho dedicado a recuperar a Mata Atlântica no Vale do Rio Doce, o Instituto Terra soma números importantes, com ações de reflorestamento em mais de 21,1 milhões de metros quadrados de áreas degradadas. Esse total corresponde a plantar uma área equivalente à soma de 2.955 campos de futebol de tamanho oficial. Para isso, foram plantadas perto de 6 milhões de mudas de árvores, de 297 espécies nativas da Mata Atlântica. A maior parte das mudas foi produzida no próprio viveiro do Instituto, com capacidade para um milhão de mudas por ano.

Água – Nestes 20 anos, o Instituto Terra também mantém uma forte atuação no resgate dos recursos hídricos da bacia do Rio Doce. São perto de 2 mil nascentes desse importante rio, que banha municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, que receberam ações de proteção do Programa Olhos D’Água, beneficiando diretamente 1.022 famílias de pequenos produtores rurais. Eles receberam gratuitamente assistência técnica, materiais para construção de cercas e para a instalação de mini-estações de tratamento de esgoto, além de mudas para revegetação das áreas.

Em todos os projetos que o Instituto Terra realiza, o trabalho de educação ambiental é ação prioritária. Com isso, mais de 70 mil pessoas, entre professores e alunos, produtores rurais, técnicos agrícolas, ambientais e florestais, já receberam algum tipo de treinamento da ONG ambiental desde a sua fundação.

A todos os nossos parceiros e amigos, o nosso muito obrigado por nos ajudar a realizar esse sonho de restauração ambiental do Vale do Rio Doce! Contamos com o seu apoio para poder realizar ainda mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Traduzir »