Ir para o conteúdo
  • O Instituto
    • Quem Somos
    • Nossa História
    • Restauração Ecossistêmica
    • Educação Ambiental
    • Desenvolvimento Rural
    • Nossa Equipe
    • Nosso Trabalho
    • Relatórios
    • Foundation
  • Notícias
  • Visite
  • Contato
    • Fale conosco
    • Sala de imprensa
  • O Instituto
    • Quem Somos
    • Nossa História
    • Restauração Ecossistêmica
    • Educação Ambiental
    • Desenvolvimento Rural
    • Nossa Equipe
    • Nosso Trabalho
    • Relatórios
    • Foundation
  • Notícias
  • Visite
  • Contato
    • Fale conosco
    • Sala de imprensa
  • Apoie
    • Patrocinadores
    • Pessoa Juridica
    • Pessoa Fisica
  • Loja
  • Apoie
    • Patrocinadores
    • Pessoa Juridica
    • Pessoa Fisica
  • Loja
  • PT
Doe
  • O Instituto
    • Quem Somos
    • Nossa História
    • Restauração Ecossistêmica
    • Educação Ambiental
    • Desenvolvimento Rural
    • Nossa Equipe
    • Nosso Trabalho
    • Relatórios
    • Foundation
  • Notícias
  • Visite
  • Contato
    • Fale conosco
    • Sala de imprensa
  • Apoie
    • Patrocinadores
    • Pessoa Fisica
    • Pessoa Juridica
  • Loja
Doe
  • PT

Quem faz a floresta renascer no Instituto Terra? 

Da coleta de sementes ao monitoramento das áreas, diversas mãos atuam para que a Mata Atlântica volte a existir na bacia do Rio Doce

Até 2030, o Brasil assumiu o compromisso – previsto na Política Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa – de restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas. Nesse contexto, um estudo publicado na revista científica People and Nature, da British Ecological Society, indica que o país não só é capaz de cumprir essa meta, como também tem um enorme potencial de geração de empregos e renda nesse setor. 

Estima-se que essa cadeia possa criar até 2,5 milhões de postos de trabalho no Brasil, o que significa um emprego a cada 2 hectares restaurados, o equivalente a dois campos de futebol. 

Restaurar uma floresta, portanto, não é um gesto isolado. É um processo que exige planejamento, continuidade e o envolvimento de muitas pessoas. Da coleta de sementes ao monitoramento das áreas, equipes técnicas e profissionais do campo atuam diariamente para que a Mata Atlântica volte a existir na bacia do Rio Doce. 

Tudo começa nas sementes 

Crédito: Lucas Barcelos

Faça chuva ou sol, um grupo de coletores percorre propriedades de 14 municípios do médio Rio Doce, em um raio de até 200 km entre Minas Gerais e Espírito Santo, em busca de sementes que são levadas ao viveiro do Instituto Terra. 

Realizado com critérios técnicos e responsabilidade ambiental, esse trabalho já reuniu mais de 300 espécies nativas da Mata Atlântica, contribuindo para o retorno da biodiversidade e a restauração dos ciclos naturais. 

Viveiro: o coração do Instituto Terra 

Um pouco antes de chegar ao viveiro, as sementes passam por beneficiamento e são catalogadas em laboratório. Em seguida, o cuidado continua no coração do Instituto Terra, onde cada uma é cuidadosamente acompanhada até se transformar em uma muda pronta para o plantio. 

Crédito: Lucas Barcelos

Mais de 7,5 milhões de mudas nativas já foram produzidas no viveiro do Instituto Terra. Hoje, essas espécies são utilizadas em ações de reflorestamento que somam mais de 2.300 hectares em áreas dentro e fora da instituição.  

O trabalho no campo 

Crédito: Lucas Barcelos

No campo, o processo começa com o preparo do solo para receber as mudas. Diversos profissionais atuam nessa etapa até o momento ideal de plantio, geralmente com o início das chuvas, garantindo melhores condições para o desenvolvimento da floresta. 

Crédito: Lucas Barcelos

Mas o trabalho não para por aí. Após o plantio, a equipe acompanha de perto cada muda, realizando monitoramento constante para assegurar seu crescimento. Em 2025, esse trabalho garantiu uma taxa de sobrevivência de 91,12% na RPPN Fazenda Bulcão: de 1.284 indivíduos avaliados, 1.174 seguem em desenvolvimento. 

Os dados representam um novo recorde na história do Instituto Terra e mostram que, quando o cuidado encontra tempo e dedicação, a natureza responde. 

Um movimento que precisa de apoio 

Para que o Brasil alcance sua meta até 2030, é fundamental o engajamento contínuo de pessoas e organizações. Por trás de cada área restaurada, há mãos que tornam possível o retorno da floresta. 

E para que esse trabalho continue, apoie o Instituto Terra e ajude a trazer ainda mais vida de volta. 

Cadastre-se para

receber novidades:

Mantenedores Master

Instagram Youtube Facebook Linkedin

Relatórios

Privacidade

Código de Ética

Estatuto Social

© 2026 Instituto Terra. Todos os direitos reservados.
Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
  • PT