A atuação do Instituto Terra na conservação da Mata Atlântica foi mais uma vez reconhecida pela Unesco, com a manutenção do título da RPPN Fazenda Bulcão como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título foi obtido pelo Instituto Terra de maneira pioneira no Estado de Minas Gerais em 2009, e nesta segunda renovação terá validade até 2021.
Isso significa que a ONG ambiental continuará a atuar como centro de divulgação das ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera, com ações significativas nos campos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica, conforme previsto no Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) lançado pela Unesco em 1971.
O Programa MaB prevê a cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, determinando como missão da RBMA contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica.
Mais informações sobre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no site www.rbma.org.br