Educação Ambiental Notícias

NERE comemora formatura de alunos da turma de 2022

O NERE (Núcleo de Estudos em Restauração Sistêmica) do Instituto Terra realizou, no último sábado, na sede da organização, em Aimorés (MG), a formatura de 15 alunos da turma de 2022 do curso de Aperfeiçoamento Profissional em Restauração Ecossistêmica. Com duração de um ano, as aulas capacitam técnicos especializados em restauração ecossistêmica.



O curso oferecido é gratuito e o Instituto Terra emite um certificado de conclusão. Os estudantes recém-formados em áreas técnicas como Agropecuária e Agricultura, por exemplo, passam por um processo seletivo de cinco fases. Uma vez aprovados, passam a fazer o curso em regime de semi-internato, com direito a alimentação e hospedagem, além de uma ajuda de custo mensal.

Com formação na área de produção agrícola e pecuária, Dhuliana Marques, 23 anos, é uma das formandas da turma 2022 do NERE. Ela conta que sempre teve interesse em atuar com reflorestamento ambiental. Porém, na sua região (ela é da cidade de Mucuri, na Bahia) não há alternativas gratuitas e de qualidade em cursos nesta área e nem surgiram oportunidades de trabalho. “Por isso, depois de conhecer a proposta do NERE, me senti ainda mais motivada a participar do processo de seleção do Instituto Terra”, afirma.

De acordo com Dhuliana, o curso do NERE superou suas expectativas, em especial, no que se refere à parte prática das aulas, que não são exploradas em cursos tradicionais, somente com o estágio supervisionado.  Além dos conceitos teóricos, os alunos têm a orientação prática dos profissionais do Instituto Terra. “O aluno se sente capacitado e parte do processo e consegue entender como é a atuação de um técnico na rotina de trabalho. Além disso, o curso também trabalha a liderança, com a formação pessoal e profissional do aluno”, destaca.

Para Dhuliana, como as aulas do NERE também estão voltadas para a formação pessoal, o curso vai além da área técnica relacionada à restauração ambiental. “Nós fizemos um estudo de socialização e de educação ambiental, que era algo novo para mim. Com as informações que eu já tinha na área de produção agrícola e toda a vivência com o Instituto Terra, as palestras nas escolas, foi possível replicar na prática os conceitos que vimos na teoria”, conta.

Ainda, segundo Dhuliana, toda a vivência prática do curso com os técnicos do Instituto Terra permite conhecer um pouco da dinâmica do mercado de trabalho para a área de restauração ambiental. Como o curso é 80% prática e 20% ensino teórico, a formanda afirma que o aluno se sente ainda mais capacitado e confiante para atuar na área ambiental. “Quando a gente se forma aqui no Instituto Terra, não se sente inseguro porque somos acompanhados de perto por colaboradores muito experientes e as vivências conseguem nos orientar para encarar o mercado de trabalho. Me sinto preparada para as próximas etapas que estão por vir”, afirma, destacando que sua experiência no programa Olhos D’Água foi fundamental em todo seu processo de formação junto ao NERE.

Translate »
X