Parceria

Instituto Terra leva mensagem inspiradora à Virada Sustentável de São Paulo

Mensagem da ONG na capital paulista chama atenção para a necessidade de fazer mais do que preservar: é preciso replantar.

A convite da Virada Sustentável 2021 de São Paulo, o Instituto Terra se une a cerca de cem organizações da sociedade civil, artistas, especialistas e representantes do setor público e privado para compartilhar frases em apoio à sustentabilidade e à conscientização das novas gerações. As mensagens ocuparão o mobiliário urbano da capital paulista, como estações de metrô, pontos de ônibus e projeções nos prédios da cidade.

Com a frase “Respeite, replante e seja #Refloresta”, o instituto fundado por Lélia Wanick e Sebastião Salgado convida o público a agir em favor da restauração ecossistêmica, trabalho que realiza desde a sua fundação. Há 23 anos, o Instituto Terra trabalha na restauração da RPPN Fazenda Bulcão, além de desenvolver programas de recuperação e proteção de nascentes, pesquisa científica aplicada e educação ambiental, sendo um agente atuante no Vale do Rio Doce e um exemplo de reflorestamento a ser seguido.

A atuação do Instituto Terra inspirou a música “Refloresta”, composta por Gilberto Gil e lançada em fevereiro deste ano. O tema central da canção agora é levado adiante no maior festival de sustentabilidade do Brasil:

“Manter em pé o que resta não basta
Que alguém virá derrubar o que resta
O jeito é convencer quem devasta
A respeitar a floresta… a replantar a floresta”

O festival

Com o objetivo de disseminar a sustentabilidade, principalmente entre as novas gerações, o festival acontece de forma híbrida, ao combinar eventos virtuais e presenciais. Na pauta, é claro, sustentabilidade e a diversidade das mais variadas linguagens artísticas, oficinas e outras atividades.

Para apresentar de forma rica uma visão sobre as possibilidades do futuro e os benefícios da sustentabilidade para todos, o festival trouxe como destaque em sua programação musical, shows de Gal Costa, Lenine, Zeca Baleiro e Grupo Triii. As apresentações são transmitidas do Teatro Sérgio Cardoso pelo Youtube e ficam disponíveis para ver quando quiser. Já presencialmente, a casa conta com presença limitada e controlada de público por conta da pandemia,

O festival, que vai até o dia 22 de setembro, ocupa principalmente o Centro Cultural São Paulo (CCSP) com mais de 50 atividades, entre teatro infantil, circo, dança, performances, música instrumental, contação de histórias e exposições. No CCSP também acontecerá uma Mostra de Música Instrumental. A programação completa e gratuita você pode conferir aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
X