Nota

Instituto Terra lança Relatório Anual de 2021

A publicação com a radiografia completa das atividades realizadas pelo Instituto Terra no ano de 2021 já está disponível para acesso aqui no site. Nas 84 páginas do relatório são apresentadas informações detalhadas sobre as ações da organização para o reflorestamento e recuperação de nascentes, assim como iniciativas ligadas às demais áreas.

© Leonardo Merçon

A campanha Refloresta, com a canção-hino de Gilberto Gil, marcou o fim do ano como uma verdadeira convocação para respeitar e replantar as florestas. Um reforço do Instituto Terra em seu posicionamento em 2021, ano que marcou o início da Década da Restauração de Ecossistemas da Organização das Nações Unidas (ONU).

No relatório, o Instituto Terra enfatiza que os próximos 10 anos são fundamentais para deter a degradação ambiental e alcançar os objetivos globais de proteção da biodiversidade e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo. Para benefício das pessoas e da natureza, a humanidade precisa acelerar a restauração e colocar o mundo no caminho para um futuro sustentável.

Na área de meio ambiente, foram executadas as etapas programadas de dois grandes projetos de reflorestamento: o segundo ano do Zurich Forest Project, que realizou o plantio de mais de 120 mil mudas na floresta da RPPN Fazenda Bulcão; e o projeto #Refloresta com TikTok, que plantou 40 mil mudas em uma área adjacente à Reserva, também pertencente ao Instituto Terra.

Já o Programa Olhos D’Água de recuperação de nascentes, superou as dificuldades das visitas presenciais às propriedades rurais devido à pandemia, adaptando agendas e meios de comunicação com os produtores. Com o acompanhamento presencial retomado, foram finalizadas todas as etapas de proteção e recuperação de 12 nascentes em Aimorés e Baixo Guandu/ES, além de colocar em processo de recuperação mais 30 nascentes em Pocrane/MG.

No ano passado, também houve avanços na negociação do projeto de restauração de nascentes com recursos do BMZ – Ministério do Desenvolvimento da Alemanha. O programa também prevê educação ambiental das famílias dos proprietários e de comunidades do entorno, além da implantação de pelo menos 4 unidades experimentais de SAF’s, sistemas agroflorestais.

Outros números de destaque:

EM 2021

• 163.765 (120.388 Zurich Forest Project + 40.000 TikTok + 77 Aire Ar + 300 Único + 3.000 Wacken Open Air – plantadas até fevereiro/2022)
  • + 243.000 MUDAS, de 78 ESPÉCIES NATIVAS da Mata Atlântica, produzidas no Viveiro
  • Melhoria de processos e capacitação de equipe.
  • + 12 NASCENTES PROTEGIDAS E 30 NASCENTES EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO em 21 PROPRIEDADES RURAIS de Minas Gerais e do Espírito Santo.
  • + 6 HECTARES DE ÁREA REFLORESTADA fora dos limites do Instituto Terra.

Clique aqui para acessar o Relatório Anual de Atividades de 2021

Translate »